sexta-feira, 3 de abril de 2009

ÉTICA OU ANTIÉTICA?


Ética. Você já deve ter ouvido esta palavra antes, não é? Ética vem do latim, e quer dizer morale. Ou seja, ética e moral são considerados sinônimos. Embora este assunto pareça um pouco filosófico, a ética é muito importante, pois ela deve fazer parte do nosso comportamento, seja profissional, matrimonial ou até pessoal. Para ser um bom profissional, por exemplo, não basta ter conhecimento sobre o que se faz, é preciso agir com ética.
Li esta semana, que a câmara dos deputados elegeu um novo presidente do conselho de ética, o parlamentar José Carlos Araújo. Sua primeira atitude (como era de se esperar) foi defender seus colegas condenados por alguma irregularidade. E sabe o que ele alegou? “Deputados cometem erros leves”. Valha-me Deus! Erro leve é estacionar na calçada, mas mexer no dinheiro do povo não. Isso, não tem justificativa. Enquanto o trabalhador paga impostos altíssimos para tudo, e recebe como troca serviços precários do Estado; os bacanas, lá em Brasília, pedem aumento de salário (que não é pouco) e vivem cometendo “erros leves”. Aliais, já pagamos caro demais por esses erros.
Agora eu pergunto, o que um cara desses entende de ética para presidir um conselho que se diz ser de ética? Por que eles não criam um conselho de “cara de pau?”, aí sim, iria combinar com a casa. Acho que esse deputado precisa, urgentemente, rever o conceito da palavra ética, antes de assumir tal cargo.

Nenhum comentário: